G1 - O Portal de Notícias da Globo

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Cazuza: Um Brasil Transformado

Por Helder Silva

Foi com sua riqueza musical e sua verdade poética que Agenor Miranda Araújo Neto, ou "Cazuza" ficou conhecido como uma verdadeira lenda  no cenário musical nacional.Cazuza cantava mais do que letras e melodias frenéticas.,ele conseguia exprimir através da sua musicalidade a ideologia de uma povo que vivia  num país que vivia reprimido pelos regimes politicos. Filho de Maria Lúcia Araújo cantora e João Araújo (produtor musical).O garoto cazuza vivia entre as correntes musicais mais influentes do país.
Era um momento de ebulição cultural e artistica, no país,.O garoto que antes escrevia poesia apenas para sua avó com quem ficava quando seus pais precisavam sair a noite.Passou a escrever letras que modificavam a história politica- cultural do Brasil.A sua carreira inciou-se em no teatro circo voador- RJ, onde chegou a representar algumas peças, mas a sua vocação estava mesmo para a música.Em 1972 em uma viagem para Londres o jovem conhece as canções de Jannis Joplin,Led Zeppelin  do qual se torna um fã confesso.
Mais de fato o seu sucesso se deu quando integrou a banda Barão Vermelho em 1982, das primeiras cançoes gravadas a que mais se destacava era "Bilhetinho Azul".Em 1985 Cazuza sai do Barão Vermelho e incia sua carreira solo lançando as músicas "Exagerado", "O tempo não pára","Ideologia", que foram sucesso nas rádios nacionais da época. Em outubro de 1989 morre vitima da AIDS no rio de Janeiro.O breve histórico relatado aqui é muito pouco diante do legado deixado por ele.
Cazuza não  é apenas mais um cantor pop que fez fama no país.Mais foi aquele responsavel por trazer transformação ao Brasil através da sua música, com essa ferramente conseguiu incutir na cabeça dos jovens  a idéia de que era possível construir um país livre, aonde todos poderiam expor aquilo que pensassem da forma que bem quissessem.Agenor Araújo nos deixa o exemplo de que não basta apenas  ficar incoformado com a situação é preciso transforma-la através de nossas conviccões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário