G1 - O Portal de Notícias da Globo

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

ONDA DE ASSALTO CONTINUA


Por Helder Silva

A cidade de Camaçari conceituada, na última terça-feira (24) como a 4 cidade mais perigosa do Brasil de acordo com a ONG Fórum Brasileiro de Segurança Pública, ficando atrás  apenas de Itabuna(BA),Marabá (PA), Foz do Iguaçu (PR).Os pesquisadores analisaram os índices de assassinatos,mortes no trânsito,índices de educação e renda em mais  de 250 municípios.
E a real situação do municipio de Camaçari  é esta mesmo, ontem também foram assaltados mais 3 ônibus da viação regional, que transporta a maioria dos estudantes do Campus XIX, na Universidade do Estado da Bahia. O diretor do departamento Prof.José Cláudio Rocha, já entrou em contato com os comandos militares e civis responsáveis pelo patrulhamento da área, mais nada ainda foi feito de forma eficaz. Os estudantes tem sido expostos todos dias ao perigo.A situação é realmente preocupante ,muitos estudantes estão deixando de vir assitir as aulas, pelo medo e a exposição ao perigo.
Precisamos urgente de medidas eficazes, que possam ser aplicadas no combate a violência.Tem que haver politicas públicas de segurança que realmente solucionem o caso. Nós estudantes não podemos estar expondo a nossa vida. Quando isso irá acabar? Quando um de nós perdermos a vida e nos tornar destaque na imprensa?...Não podemos esperar que nossa morte torne-se destaque para que a situação seja solucionada.
Hoje (25) haverá uma reunião do departamento para decidir qual rumo será tomado, nos próximos dias e se aulas realmente serão suspensas ou não. Se o poder público não se move para ajudar, temos que buscar caminhos que preservem a integridade,moral e principalmente a vida.

Um comentário:

  1. Interesante post, a violencia das cidades de sudamerica está crecendo cada veis mais, fruto das difereças socias e do descontento do povo e a falta de segurança por parte do estado, mais chegar a poner en risco a vida en cada viajem para a universidade nao pode ser aceitado, todo meu apoyo desde aqui.

    Daniel S
    Lima - Perú

    (Sorry por os erros gramaticales en portugueis jajaja)

    ResponderExcluir